REUNIÃO 2 JULHO 2013

Presentes: Rafael Puig, Lucas Magnus, Mateus Rocio, Rodrigo Schardong, Daniela Cabreira, Francisco Lang, Gabriela Kern, Juliana Moroishi, Letícia Weijh, Ezequiel Zica Jacques e Eduardo Kopittke.

*Sessão iniciada às 12:15hs do dia 02/07/2013.

INFORMES

  1. JULIANA: Informa sobre a Assembleia Geral dos Estudantes de Arquitetura, que contou com duas pessoas do DCE; Foi apresentado grupo Movimento Direito à Cidade, consensualmente positivo, e  foi apresentado um panorama geral dos movimentos sócias de ocupação do espaço urbano. Foi deliberado apoio do DAFA ao movimento Direito à Cidade.
  2. JULIANA: A Assembleia do Bloco de Lutas contou com 300 pessoas, com muitas pautas (ler informe anteriormente feito online). O grupo está se mostrando mais organizado, segundo ela, e continua a defesa ao Passe livre ao estudante, idosos e desempregados, descriminalização do movimento, contra a Copa do Mundo e pela transparência das empresas de transporte. Quinta-feira a manifestação será na Avenida Tronco.
  3. JULIANA: Ontem chegaram os estudantes da Mackenzie. A Juliana, A Cecília, a Larissa, o Augusto, o Guilherme Silva, e o Dudu encontraram o grupo e levaram todos para ir tomar uma cerveja na Rua da Praia. Ontem estavam em torno de 60 pessoas.
  4. DANIELA: Apresenta a prestação de contas. Sobre a abertura de conta. Para abrir a conta a pessoas precisa de RG, CPF, Comprovante de Residência.
  5. LUCAS: Informa sobre a mensagem vinda de uma aluna do Instituto de Artes, informando que abrirá para todos os colegas da faculdade, via DAFA, a situação da possibilidade de transferência do IA para o Vale, ao invés de ocupar o ICBS. O motivo seria sobre infraestrutura, por isso ela pede ajuda aos colegas da arquitetura, alegando que hoje eles contam com 4700 m² e o ICBS teria 8000 m², mais que o suficiente.
  6. RODRIGO: O Marcus Brasil conversou com a Dani Cidade, e ela pediu demandas sobre o Plano Pedagógico.
  7. RAFAEL: A turma de Hidráulica B entrou com pedido na COMGRAD com pedidos de mudanças na Súmula da disciplina, em consonância com a Res. 11/2003 do CEPE. A maneira de analisar o processo de avaliação dos alunos também foi algo levantado, em que a COMGRAD não está dando a devida atenção.
  8. JULIANA: O GT da FARARQ está inativo no momento.

PONTOS PAUTA

 

– Quermesse São João (dinheiro para o DAFA)

(não tratado, não haverá evento)

– Orçamento da Mesa de Sinuca

(não tratado)

– Limpeza do DAFA e situação com a Maria Cristina

Sobre a limpeza, o Lucas colocou sobre a situação da semana, em que teria limpeza. Foram colocados dois pontos sobre a questão, em que foi colocado que a Maria Cristina vem tendo abertura e diálogo com os alunos, como sempre teve. O contraponto colocado foi sobre a perda de espaço que o DAFA vem tendo em diálogo. Foi colocada a necessidade de que a conversa com ele seja mais pontual e firme, porém sem agressão, solicitando a explicação de o porquê não podemos fazer as coisas que quisermos fazer. Deixar claro também a necessidade de ela de ampliar o diálogo com ela. ENCAMINHAMENTO: A reunião com a direção será marcada após o planejamento de semestre, para que tenhamos diálogo. Também uma limpeza e reorganização do DAFA ficará para as férias

– Mesas do DAFA (Ezequiel)

A Gabi falou sobre a possibilidade de o DAFA ter mesas. As mesas deverão ter tampo removível, e inclinável, para que possamos organizar o espaço para eventos. Foi dado o aval para a compra das mesmas.

– Vestibular da UFRGS

A Gabi colocará a Carta Aberta ao Reitor, colocada pelo diretório da Informática, sobre a discordância sobre o ENEM como critério de avaliação, no grupo, para a discussão online.

– Finanças do DAFA

Daniela começou o ponto informando que o DAFA conta hoje com seiscentos e quarenta e sete reais. O Ricardo não depositou ainda o dinheiro referente à gestão passada e a conta formatura que será usada ainda não foi aberta. A Gabriela e o Lucas se ofereceram para abrir a conta com a Dani. O Fernando está convidado a abrir a conta, como sendo parte do grupo de finanças. O Ricardo deverá ser contatado pela Letícia, para que faça a transferência em caráter urgentíssimo.

Sobre planejamento de gastos, a Daniela sugeriu que a leitura de tudo que o DAFA precisa seja feita no grupo grande. O Eduardo lembrou sobre as possibilidades de ganhos para o DAFA em financeiro: Concurso do DAFA, Xixo dos bixos, e outros eventos. A Letícia sugeriu festas nas férias. A Gabriela sugeriu que o pessoal da Ativa poderia listar propostas eventos. Rafael respaldou a necessidade de planificar as necessidades, juntando todas as coisas que precisam ser feitas, e prevendo todos os gastos de maneira inicial, para cada evento, tendo assim perspectiva de gastos (mesmo não exata) e, a partir daí, podendo julgar com mais clareza sobre o quanto o diretório pode colocar em cada evento.

– Plano de Ensino

A Daniela Cidade está solicitando a posição dos alunos quanto ao Plano de Ensino. Segundo o Puig, os alunos já perderam parte do processo, que se encontra em andamento. ENCAMINHAMENTO: Formação de um GT, com pré-encaminhamento de uma discussão pública sobre o assunto. Será feito vídeo para divulgação incluso. Lucas, Gabriela, Eduardo, Rafael e Mateus iniciarão as atividades do grupo.

Sobre a Representação Discente, será chamada a decisão de RD’s para a próxima reunião, com divulgação, se possível. A Gabriela colocou sobre o ponto de pauta da Reunião do conselho da Unidade de quinta-feira, em que a diretora Maria Cristina mandou uma mensagem para o DAFA solicitando sugestão de pontos de pauta para o CONSUNE. ENCAMINHAMENTO: Os pontos serão definidos online, no grupo da gestão, e encaminhados amanhã, com o Rafael Puig, Eduardo Kopittke, Gabriela Kern e Lucas Dornelles como articuladores.

– Palestra do CERI – Centro de estudantes de Relações Internacionais

Proposta de mesa redonda com participação de um representante da arquitetura. À definir. Será colocada proposta online.

Trote

Juliana colocou a questão, diante do consenso de que os trotes precisam ser mudados. Ela propôs um passeio por Porto Alegre, usando pontos turísticos, em possibilidade de gincana, por exemplo (lembrando exemplo de universidade de São Paulo). ENCAMINHAMENTO: Os organizadores do trote deverão ser contatados para diálogo, com urgência.

– Artigo da FENEA

Necessária elaboração do texto para entrega à FENEA, solicitado em vista do DAFA estar sendo visto como ativo face aos movimentos sociais que vem ocorrendo. O Eduardo comentou sobre os materiais que já existem, dispondo de que basta compilar tudo que já temos. A Gabriela Kern ficou responsável de produzir o texto.

– Festa de hoje à noite, em confraternização com o Mackenzie

Sobre a festa de hoje à noite, o DAFA terá cerveja, organizada por todos. A Dani está à par da compra de cerveja (10 fardos) e todos os presentes na reunião, dentro do horário que sobrar, ajudarão. 

Pontos de Pauta que ficaram pendentes:

– Representação discente

– Festa de encerramento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s