Confira o documento oficial (parcial) do Plano Pedagógico

Representar o universo tão diverso dos mais de 600 alunos do curso não é nada simples. As discussões pela Aprovação do documento final do Plano Pedagógico estão chegando ao fim, sem ao menos, os alunos se apoderarem do assunto.

Colegas do DAFA,

Desde a entrada da atual coordenação da nossa COMGRAD, o Plano Pedagógico, que é o documento que irá ditar as diretrizes curriculares do curso de Arquitetura e Urbanismo na nossa faculdade, vem seno reformulado. Já existiam estudos anteriores, porém a versão atual tem aí seus 4 anos de gestação, aproximadamente. O Plano Pedagógico – PPC está sendo pensado com alguma diretrizes que irão transformar radicalmente os horários e disciplinas dos alunos, o que, para os Representantes Discentes, fica claro que todos devem estar à par dessas mudanças.

Mas o aspecto mais fundamental a ser levantado é sobre seu objetivo primordial, que poderia ser de “constituir uma referência norteadora de todos os âmbitos da ação educativa”, como nos propõem a escola de gestores do Ministério da Educação. Mas, infelizmente, o mesmo tem sido visto como uma maneira de legalizar o sistema atualmente instalado, com algumas poucas adaptações indevidas, mas sem bater de frente com nenhuma das estruturas que hoje compõe o nosso curso. As súmulas novas ainda não existem, reuniões como a reunião do Núcleo de Tecnologia ou Núcleo de Expressão Gráfica levaram pareceres à COMGRAD sem que o Representante Discente do Departamento de Arquitetura tomasse conhecimento. Os professores, se assim permanecer o Plano, continuarão fazendo bibliotecas e museus durante todo o curso. O Canteiro Experimental que surgiu na cabeça de muitos alunos sequer é lembrado. Mas tem muito mais coisas, boas e ruins, que esse plano pode estar nos trazendo.

O documento oficial que etá sendo discutido está em anexo no link que segue: PPC 2013 DEZEMBRO. O documento é grande mas vale a pena gastar uns vinte minutos para saber como querem que seja seu curso, provavelmente já a partir do ano que vem.

Os alunos da Representação discente Nos apresentaram o documento, e o curso agora deve opinar, pois o prazo é curto para a criação de um parecer dos alunos. Será um documento em que deve constar tudo o que os alunos pensam sobre o curso, e a COMGRAD não só está aberta como está esperando que esse parecer seja feito. Para os representantes discentes, representar o universo tão diverso dos mais de 600 alunos do curso não é nada simples. As discussões pela Aprovação do documento final do Plano Pedagógico estão chegando ao fim, sem ao menos, os alunos se apoderarem do assunto.

Um evento será organizado para apresentar este documento em anexo do post, e, se der tudo certo, um rascunho do que poderá ser o parecer dos alunos. Nesse evento, tanto alunos como professores, poderão opinar e assim poderemos, como nos sugere o MEC, constituir uma referência norteadora de todos os âmbitos da ação educativa, o que vai exigir, na implementação, outros esforços maiores, mas que, dado esse pontapé inicial, com certeza será de grande valor para todos os profissionais da arquitetura. Se foi ruim pra mim, que seja bom para os que vierem, pensemos assim.

FLUXOGRAMA PPC 2013 DEZEMBRO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s