Nova Gestão do DAFA e Ata da Reunião 29/04/14

Na reunião dessa terça-feira (29/4) foi iniciada a discussão sobre a formação da(s) chapa(s) para as próximas eleições do DAFA. Como aparece na ata postada abaixo, o espaço foi principalmente utilizado para discutir o que deve mudar e o que pode continuar igual na próxima gestão, além de ter sido explicado para o pessoal dos primeiros semestres como o DAFA funciona.

Aqueles que se interessam em participar do diretório e que não estiveram presentes hoje, podem aparecer na reunião da próxima terça ao meio-dia, quando se debaterá mais um pouco assuntos relacionados com a formação da nova gestão ou podem diretamente ir atrás da gurizada dos dois primeiros semestres que já se mostrou interessada em organizar uma chapa.

Sem mais delongas, a ata:

ATA

Reunião 29/04/2014

Presentes: Lucas Magnus, Ezequiel Zicca, Thaíse Benedetti, Mariana Maccari, Brenda Pasin, Luiza Tonial, Luísa Sarmento, Guilherme Dalcin, Gustavo Pires, Bárbara Armange, Rodrigo Schardong, Rafaela Martinez, Vanessa Renck, Allef Monteiro, Morgana Loregian, Afonso Tesch, Gabriel Konrath, Matheus Cipolatt, Samuel Jachetti, Juliana Moroishi, Eduardo Koppitke. Gustavo Tessler, Letícia Weijh.

 

INFORMES

 

-A COMGRAD informou que o prazo de entrega dos pareceres sobre a proposta do novo Plano Pedagógico do Curso (PPC) acaba em início de Maio, após esse período será formada uma comissão para a elaboração de um texto final para o PPC. Tendo isso em vista, dia 8/5 o DAFA organizará um evento para apresentar a atual proposta para o PPC e os pareces dos alunos sobre a mesma.

-Foi aprovado o pedido que a Gabriela fez em nome do EMAV de usar o espaço do DAFA na terça 6/5 para passar o filme “A Educação Proibida“.

-Quarta 30/4, 19 horas, haverá uma reunião na ESEF para debater a atuação da Brigada Militar dentro dos espaços da UFRGS. A realização de tal evento é motivida pela forma como a BM entrou sem autorização e de forma violenta no espaço da universidade para interromper um evento de estudantes que ocorria na ESEF na semana passada.

-Um representante do DAECA passou no DAFA na semana passada para convidar o diretório para a organização de uma Semana Acadêmica “Clandestina“ a ser realizada por um conjunto de DAs neste semestre. Apesar do interesse demonstrado em conhecer melhor a ideia, o DAECA não voltou a entrar em contato após tal conversa.

-Dia 7/5 ocorrerá o CEB-UFRGS (Conselho de Entidades de Base), no qual representantes de diversos DAs discutirão o estatuto e a prestação de contas do DCE, dentre outros assuntos.

-Os representantes discentes do Departamento de Arquitetura não foram notificados da realização de reuniões ocorridas. Isso provavelmente se deve ao fato de o departamento ter se dividido em núcleos, sendo que a proposta do novo plano pedagógico, por exemplo, discutida no “Núcleo de Tecnologia“ do departamento sem que os representantes discentes fossem informados.

-Repainel dos projetos de P7 ficará para depois do dia 15/5, em data a ser confirmada.

-A Juliana vai postar o orçamento para os novos ventiladores do DAFA no grupo da gestão no Facebook.

 

ELEIÇÕES

Com o período de atuação da atual gestão do DAFA chegando ao fim, foi pedido durante a semana que os interessados em participar da nova gestão aparecessem à reunião para que fosse discutido abertamente o formato da futura eleição e para esclarecer o funcionamento da gestão do diretório para o pessoal dos primeiros semestres.

O espaço foi predominantemente usado para se discutir o que tem que mudar ou permanecer para a próxima gestão. Dentre os diversos comentários e depoimentos, os mais enfatizados foram:

-A falta de comunicação do diretório com os estudantes, principalmente os dos primeiros semestres: muitos relataram que não tinham ideia de como o DAFA funciona e que nunca se sentiram motivados a participar das reuniões porque sentiam o grupo da gestão muito fechado. Semelhante a isso, foi dito que o diretório nem sempre é bem sucedida em realizar atividades que integrem os bixos.

Foram sugeridas algumas medidas para fazer com que as reuniões de terça-feira sejam mais convidativas a quem está de fora (por exemplo, abrir uma grande roda com diversos espaços vazios que possibilitem a entrada de qualquer um) e para que o DAFA volte a chamar os bixos para dentro do diretório (voltar às aprensentações do DAFA que deram certo em semestres anteriores).

-O diretório precisa voltar a ter mais representatividade tanto dentro, quanto fora da faculdade. Mas, talvez, essa ausência ocorra justamente porque o DAFA não invista na formação dos estudantes para que estes possam ter total ciência do que significa a representatividade estudantil. Parte dessa formação provêm justamente de eventos realizados na faculdade voltados para a discussão tanto de arquitetura quanto de outros assuntos.

Inclusive, falou-se da falta de eventos organizados pelo DAFA nos últimos meses. Atividades como o Repainel ou o CineDAFA também contribuem para a integração dos estudantes dentro da faculdade.

-O espaço físico do DAFA está atualmente bastante mal cuidado.

-A partir da metade da atual gestão, houve uma falta de pessoas que pudessem contribuir para colocar em prática as ideias que surgiram durante as reuniões. Isso se deve tanto à ineficiência de tornar a gestão convidativa para as pessoas que estão de fora, quanto a discordâncias internas que levaram alguns membros a se afastar da gestão.

-Há uma falta de continuidade no trabalho de uma gestão para a seguinte, o que faz com que a cada nova gestão surjam os mesmos problemas de anos anteriores.

 

Os interessados em compor a nova gestão devem organizar reuniões de chapa fora das reuniões de terça-feira. Porém, enquanto não houver eleição, as próximas reuniões serão em parte utilizadas para continuar a discutir essa transiçãõ. Novos interessados serão sempre bem-vindos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s