Reuniões

Aqui estarão disponíveis as atas das reuniões da gestão.

As reuniões ocorrem nas terças-feiras, ao meio dia, no DAFA. E você pode aparecer e discutir o que quiser. Para incluir pontos de pauta é só mandar e-mail para dafa@ufrgs.br com a sua sugestão. Participe!


Ata nº6-2011, da Reunião de 24/05/2011 – DAFA

INÍCIO: 12h14min ___ TÉRMINO: 13h15min

PONTOS DE PAUTA:

  1. Informes
  2. Quinta Cultural com os formandos
  3. Andamentos da Semana Acadêmica
  4. Balcão
  5. Conselho da Unidade – Comissão de Identidade Visual
  6. Informes:

INFORMES:

1.1.   Lucas informou acerca da Reunião preparatória ao CEB – Conselho Estudantil de Base, reunião da qual deverão participar os membros dos diretórios acadêmicos que compõe a Comissão de Regimento, deliberada para este fim, conforme disposto em Ata da reunião do CEB realizada no dia 16 de Março deste ano.

1.2.   Gabriel informou que os formandos querem fazer uma festa de Quinta, sob total controle na organização. Eles gostariam de realizar na semana que vem, no dia 02 de Maio.

1.3.   Samuel informou que o CADE não respondeu à solicitação de conversar sobre o terraço.

1.4.   Shani informou que até a sexta-feira comprará a nova bolinha oito, para completar o conjunto da mesa de sinuca.

1.5.   Bruno informou que seu ex-chefe, Samuel Biron, se ofereceu para dar palestra com o seguinte tema: “Como o estudante de arquitetura pode se preparar para entrar no mercado de trabalho”.

1.6.   Tahina informou sobre a Campanha da Paridade, que está sendo gerida pelo GTUP – Grupo de Trabalho Universidade Popular. Frisou a importância da pauta e sugeriu intervenção do DAFA na campanha.

1.7.   Samuel informa sobre a reclamação da falta de oficio de posse, feita por Ubirajara Borne.

1.8.   Bruno. Informa o término da questão da mochila. Assim que possível, serão divulgados os modelos e valores exatos para cada modelo. O pagamento será 50% na encomenda e 50% no recebimento.

 

ARQUIVO COMPLETO DA REUNIÃO: Reunião 24-05-2011

 


 

Ata nº5-2011, da Reunião de 17/05/2011 – DAFA

INÍCIO: 12h08min ___ TÉRMINO: 13h43min

PONTOS DE PAUTA:

  1. Informes
  2. Terraço
  3. Biblioteca
  4. Semana Acadêmica
  5. Quinta Cultural 19 Maio
  6. Ofício de Indicação Rep. Discente
  7.  Copa DAFA
  8. UFPEL
  9. DAFATUR

Informes:

1.1.   Martina (DCE), aluna da economia, informou acerca da questão da homofobia constatada  dentro do ambiente da UFRGS, comunicando o acontecimento de uma passeata, em Brasília, pela aprovação do Projeto de Lei (PL)122,  o qual criminaliza a homofobia. Convida também para o evento “Beijaço”, amanhã, na esquina democrática, 12h30min, em favor da mesma causa. Haverá concentração em frente à FACED, a partir das 10h da manhã.

1.2.   Martina informa que no feriado de Corpus Christi, do dia 23 ao dia 26 de Junho de 2011, estará ocorrendo o Congresso da ANEL – Assembléia Nacional dos Estudantes Livre. Convida a todos os diretórios, para participação com observadores e/ou delegados. Dia 30 de Maio de 2011, às 17h, na Faculdade de Economia, haverá um debate acerca da atuação do estudante no Movimento estudantil, com participação da dos representantes da ANEL, que discorrerão acerca de suas propostas como movimento político estudantil.

1.3.   Cecília informou que foi procurada pela diretoria do CADe, na pessoa do estudante Martino, que expressou a opinião oficial do CADe de não intervir com o DAFA no terraço da Faculdade. A entidade entende ser importante fazê-lo sozinha, pois sente que sempre fica às sombras do DAFA em co-organizações com o nosso Diretório. Ainda, o estudante colocou que eles entendem que o terraço possui espaço suficiente para intervenções de ambas as partes. A Cecília sugeriu então que se fizesse uma discussão preliminar sobre os usos do terraço para assim dividir tipos de usos para as intervenções de cada entidade, sugestão que foi bem aceita pelo estudante. O assunto foi adicionado à pauta do dia.

1.4.   Cecília informou que ela, e a estudante Karina Copetti estiveram como presentes como ouvintes na reunião do Departamento de Urbanismo, realizada na quarta-feira da semana anterior. A pauta única era o Concurso de vaga para professor adjunto. Colocou que achou interessante uma discussão suscitada pelo prof. João Rovati de que se fizessem questões de noções de pedagogia no concurso, sendo bastante controversa a discussão e decidido pela não implementação da proposta. Ainda, colocou que o professor deve obrigatoriamente apresentar um projeto de pesquisa para a admissão, tendo sido excluída a possibilidade de ser um projeto de extensão, demonstrando claramente a hegemonia da pesquisa entre as atividades dos professores da Faculdade.

1.5.   Lucas informou acerca da reunião do NAU – Núcleo de Avaliação da Unidade, relatando acerca do andamento do trabalho de redação do relatório 2011 e das pesquisas com os alunos. Comentou ainda acerca da concordância entre discentes e docentes membros do núcleo, no que tange à renovação e melhor comunicação entre professores como pontos de melhoria para a qualidade do ensino na FAU-UFRGS.

1.6.   Cecília informou que o professor Éber procura dois bolsistas, para trabalhar na Universidade Popular do Movimento Social. O objetivo dessa universidade seria a ligação dos conhecimentos da Universidade. Até quarta-feira pela manhã o professor pediu que o aluno entrasse em contato. O site da Universidade Popular do Movimento Social é: www.upms.org.

1.7.   Samuel informou acerca do evento “UFRGS Portas Abertas”, ocorrido neste último sábado, dia 14 de Maio. Ocorreram duas palestras do Ubirajara Borne sobre a faculdade durante o dia. Estiveram presentes para recepção no DAFA Samuel e Gustavo Schattschneider, o qual adquiriu uma lâmpada LED cor azul para o DAFA. A bola oito do conjunto da sinuca foi furtada.

1.8.   Cecília informou que a banda The Irish Fellas entrou em contato com o DAFA para tocar nesta Quinta Cultural. Não sendo possível, a banda estaria disponibilizando-se a tocar em breve.

1.9.   Cecília informou acerca da aquisição de um globo de espelhos e um porta talheres para o DAFA. Pagou 25 dólares pelo primeiro e 30 pesos argentinos pelo segundo.

1.10.                 Marcus informou a não entrega do equipamento de mídia da festa de quinta, dia 12 de Maio, que deveria ter sido feita ao setor de materiais. Estão guardados no armário o Data Show e o Notebook.

1.11.                 Samuel informou que ele e Diego Moura estariam realizando orçamentos para um projeto de ambientação sonora para o DAFA.

1.12.                 Gabriel Carpes informou que amanhã terá reunião da FAFARQ, Festa à Fantasia da Arquitetura, às doze horas (12h), nas dependências do DAFA.

1.13.                 Gabriel Carpes informou que Dionísio, da banda Renascentes, entrou em contato para fazer a festa em junho, em uma sexta feira, no fim daquele mês. O DAFA ganharia 1/3 do público valor do público. Ficou deliberado o veto ao apoio do DAFA para com a festa.

1.14                   Cecília informou que os formandos 2011/2 querem fazer uma festa exclusiva, e, por falta de local para fazê-lo, questionaram se a mesma poderia ser realizada numa quinta-feira, no DAFA. A Cecília informou que na quinta-feira seria muito difícil que a festa fosse exclusiva e sugeriu uma sexta-feira, sugestão que foi bem aceita e os formandos ficaram de pensar em uma data e dar retorno ao DAFA. Gabriel Carpes se prontificou a abrir o bar do DAFA para atender à festa, dependendo da data.

ARQUIVO COMPLETO DA REUNIÃO: Reunião 17-05-2011


Ata nº4-2011, da Reunião de 10/05/2011 – DAFA

INÍCIO: 12h13min ___ TÉRMINO: 13h08min

PONTOS DE PAUTA:

  1. Informes
  2. Quinta Cultural/ Tropicália – parceria com formandos
  3. Armazenamento de dados
  4. Oficina de poliedros
  5. Quinta Cultural 12 de Maio
  6. Ofício de Indicação da Representação Discente

Informes:

1.1   Luísa informou que, até então, houve 22 inscrições para o 7º DAFATUR – Trilha Nyemeier.

1.2   Sloane Pretto informou acerca das pautas da última reunião da COMGRAD. Estavam entre os assuntos discutidos o ingresso extra-vestibular, dentro do qual o cálculo para o número de vagas foi feito. 28 pessoas supostamente teriam aberto suas vagas para ingresso extra-vestibular, porém não se poderia mensurar quem são exatamente essas pessoas. A COMGRAD poderá trabalhar com sete vagas pra transferência interna, feita sob prova específica e entrevista. Será criada uma comissão de mobilidade para trabalhar com a questão de mobilidade acadêmica, denominada COMOG. Os tutores de recepção aos alunos que estão vindos de fora serão de caráter acadêmico, sendo ligados aos assuntos de interesse do aluno que estão chegando.

ARQUIVO COMPLETO DA REUNIÃO: Reunião 10-05-2011


Ata nº3-2011, da Reunião de 03/05/2011 – DAFA

INÍCIO: 12h15min ___ TÉRMINO: 13h48min

PONTOS DE PAUTA:

  1. Informes
  2. Parceria com Administração
  3. WordPress
  4. Pesquisa com os alunos
  5. Parceria com os formandos
  6. CONUNE
  7. Ofício de Posse
  8. Quinta Cultural 05 de maio

Informes:

1.1.   Samuel informou acerca dos andamentos da comissão de organização da Semana Acadêmica. Até então ocorreu uma reunião, e faltariam ainda acertar o calendário de oficinas e conversar com alguns professores. Informou também acerca do Concurso de mobiliário para o Terraço, que ainda não foram tiradas deliberações, porém o trabalho está em andamento;

1.2.   Lucas Informou acerca das atas, dispondo a necessidade de assiná-las. Enviará para apreciação apenas para as pessoas que assinaram, publicando a ata posteriormente;

1.3.   Marcus Brasil informou sobre o andamento da aquisição do novo balcão. Orçou o material completo, com ferragens e painéis de MDF 18 mm, que ficariam em torno de R$ 660,00;

1.4.   Luísa informou que está no aguardo das fotos dos membros da gestão para que se possa fazer o Cartaz “Perfil do DAFA”;

1.5.   Cecília informou que recebeu uma ligação da secretária da direção falando sobre uma realocação dos horários de uso do auditório, em que haveriam discussões envolvendo o pedido de uso pela COMGRAD do Design.

1.6.   5º DAFATUR pronto, faltando o valor de um pagamento. O sexto DAFATUR foi descrito sobre o desenvolvimento feito até então. Existem problemas de custo, processo de verba de 45 reais para 80 pessoas; cerca de 80 inscritos e a necessidade de dois ônibus.

1.7.   Dudu informa que está em contato com o Humberto Gessinger, e que estará acertando uma data comum do DAFA, do cantor e da diretora.

ARQUIVO COMPLETO DA REUNIÃO: Reunião 03-05-2011


Ata nº2-2011, da Reunião de 26/04/2011 – DAFA

INÍCIO: 12h19min ___ TÉRMINO: 13h58min

PONTOS DE PAUTA:

  1. Informes
  2. UFRGS Portas Abertas
  3. Semana Acadêmica
  4. Pesquisa com os alunos
  5. Quinta OASIS
  6. Festa Tropicália
  7. Mochilas
  8. Representação Discente
  1. Informes:

1.1.   Gabriel Luz Carpes informou que o Dionísio, baterista da banda Renascentes, passou para ele a data de 24 de junho como sendo a data da festa no Live Sport Club.

1.2.   Cecília Esteve informou que o EMAV obteve junto à SAE quatro bolsas para desenvolvimento de atividades no escritório modelo.

1.3.   Diego Moura informou acerca da realização da FAFARQ – Festa à Fantasia da Arquitetura. Ele pretende começar a organizar a FAFARQ e utilizar os próximos três meses para a busca de patrocínio e divulgação. A princípio a festa será realizada no dia 8 de outubro. Por sugestão de Cecília, Diego será auxiliado por membros do DAFA. Diego informou ainda que amanhã, quarta-feira, 27 de abril, haverá uma reunião a respeito, às 12h, no DAFA.

ARQUIVO COMPLETO DA REUNIÃO: Reunião 26-04-2011


Ata Nº1- 2011, da Reunião de 19/04/2011 – DAFA


No dia 19 de Abril de 2011, reuniram-se alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sito à Rua Sarmento Leite, 320, para reunião ordinária do Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura.

Presentes nesta Reunião:

Lucas D. Magnus Samuel Jachetti Marcus V. Brasil
Ana Maria Pretto Rodrigo Lima Mateus Rocio
Gabriel Warken Luísa Mader Rafael Puig
Vitor Fruhauf Gabriel Andrade Eduardo Schmidt
Ana Carolina Tessler Daniele Cabreira Gabriek L. Waquil
Cecília Esteve Taiane Bohrer Samuel Dall’Alba
Pedro C. Gonçalves Renata Sartori Gustavo Schattschneider
Gabriel L. Carpes Luísa V. Dornelles João Batista de Andrade
Bruno Paz Lucas D. Magnus  
     

Às doze horas a reunião iniciou, com a apreciação da seguinte pauta:

  1. 1.      Informes;
  2. 2.      A Posse;
  3. 3.      Diretório da ESPM;
  4. 4.      Semana Acadêmica;
  5. 5.      Pesquisa com os alunos;
  6. 6.      Congresso da UNE;
  7. 7.      DAFATUR;
  8. 8.      Rep. Discente em geral;
  9. 9.      Quinta OASIS

  1. 1.      Informes:

1.1.   Gabriel informou que um representante da Facool novamente entrou em contato com o DAFA para parceria com relação às festas no Clube Madrigal, com listas de venda e percentagens de ganhos. Esse representante virá ao diretório conversar sobre a parceria para uma festa, no dia 29 de maio.

1.2.   Cecília informou que pegou os certificados do evento Portas Abertas 2010 e estará distribuindo-os.

1.3.   Cecília informou que os formandos do atual semestre estão com idéias de eventos, a se realizarem através do diretório, e um brechó dos formandos, com apostilas e outros materiais não mais utilizados. Eles virão conversar com o DAFA sobre a proposta.

1.4.   Cecília informou acerca da reunião da COMGRAD, onde se aprovou a nova resolução do Trabalho Final de Graduação – TFG, passando esse a se chamar Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Os projetos poderiam, segundo a resolução, ser arquitetônicos ou urbanísticos. A comissão do TCC foi estabelecida com dois integrantes do Departamento de Arquitetura e um integrante do Departamento do Urbanismo.

1.5.   Cecília informou que os prováveis formandos 2011/2 já possuem um grupo de discussão, com 57 membros, e estão organizando uma comissão de formatura.

1.6.   Cecília informou acerca do interesse de Bibiana Picon em ajudar a terminar o projeto do balcão novo para o DAFA. O Marcos se ofereceu para ajudá-la. Ambos irão dar encaminhamento aos orçamentos e encomendar a mobília.

1.7.   Vitor informa que conversou com a direção acerca da necessidade de mesas com régua-paralela, e que conseguiu a colocação de algumas mesas no 3º ou 4º andares.

1.8.   Bruno informa que tem orçamentos prontos para o seu modelo de mochila desenvolvido, e que aguarda o retorno por parte da empresa para alguns detalhes. Na semana que vem será feita uma pauta de decisão sobre o assunto.

 

  1. 2.      A POSSE:

A posse foi estabelecida. As chaves foram reunidas para serem redistribuídas. Os cargos de coordenador e secretário receberam cópias das chaves do armário, além de uma cópia à Cecília Esteve. Serão discutidas outras cópias de chaves para interessados. Luisa se prontificou a permanecer monitorando o e-mail oficial do DAFA. Bruno informou sobre o fechamento do caixa, que ficou pouco acima de R$ 4400,00. Não estabeleceu valores exatos, pois ocorreu, nesse intervalo, a festa da Quinta Cultural – Transição de gestão, a qual ocasionou mudanças nos valores. Cecília informou que conseguiu reunir dois molhos completos de chaves, que ficarão no armário. O ofício de posse dos alunos da nova gestão será assinado logo que a coordenadora Sloane retornar de viagem.

  1. 3.      DIRETÓRIO DA ESPM:

Gabriel introduziu o assunto contando sobre a conquista do diretório da ESPM, e pediu informações acerca das últimas gestões. Foi informado sobre alguns detalhes de eleição, funcionamento de gestão e tipos de gestão. Eles solicitaram algum acompanhamento de atividades para conhecer as questões de diretório. O DAFA se disponibiliza a colocar mais informações para o novo diretório.

  1. 4.      SEMANA ACADÊMICA:

Quanto à semana acadêmica, se introduziu o assunto com a proposta de colocação de palestras de professores, para que os alunos pudessem tomar maior contato com os conhecimentos específicos e a história de alguns professores. O mobiliário do terraço também seria proposta, segundo Samuel. O CADE seria contatado para participar e organizar o Concurso do Terraço. Tivemos alunos contra e a favor da questão do terraço. Surgiram, de um lado, propostas que tornariam ambos os eventos – reconstrução do forno e mobiliário do terraço – parte de uma pauta de retomada dos espaços estudantis; do outro, a necessidade de enfatizar o ato político de retomada do espaço atrás da rádio, afirmando-se que o terraço já estava reconquistado, e que o concurso poderia ocorrer na Semana Acadêmica seguinte.

Cecília Esteve, falando em nome do EMAV, colocou o interesse do escritório em realizar uma oficina de construção de um novo forno de pizza, e que o grupo já estaria providenciando os documentos necessários para a comprovação técnica de permissão para tal intervenção. O argumento usado anteriormente, para a não-manutenção do forno no local onde se encontrava (atrás da rádio) era de que não seria permitido produzir fumaça embaixo de árvores nativas. A proposta foi aceita, e embasada no argumento de que essa é uma das questões de ordem principal dessa gestão – de reconquista de espaços e representatividade estudantil.

Lucas colocou fatos precedentes, referentes à Semana Acadêmica anterior e falou sobre a necessidade de abertura, com antecedência, de um período de inscrições de oficinas, para que os alunos interessados pudessem participar. Contou que houve diversas pessoas solicitando participação como oficiante, mas que não puderam participar, pois não haviam procurado a organização da Semana Acadêmica anterior com antecedência.

Ficou deliberada a criação de uma Comissão da Semana Acadêmica, a qual será composta por: Daniele  Cabreira, Taiane Bohrer, Bibiana Picon, Samuel Jachetti e Rafael Puig. Ficou deliberada, também, a abertura de um período de inscrições, o qual terá início no dia 25 de Abril, com término no dia 9 de Maio, pela internet.

  1. 5.      DAFATUR:

Na pauta acerca das excursões universitárias – DAFATUR, proposta por Cecília, a mesma deu um breve relato sobre os próximos eventos, o quinto, sexto e sétimo DAFATUR.

O 5º DAFATUR Buenos Aires estaria fechado, com 49 estudantes e mais três organizadores, com o lucro previsto de R$ 4000,00. Destes participantes, 39 pagaram R$ 280,00 e dez particpantes pagaram em duas vezes de R$200,00.

O 6º DAFATUR – Museu do Pão/Missões – tem, provavelmente um ônibus de 42 lugares, da UFRGS, garantido. Os organizadores, Cecília e Bruno sugeriram convidar o arquiteto Marcelo Ferraz de Souza para palestrar na semana anterior à viagem e para acompanhar os estudantes na visita ao Museu do Pão (o qual ele é idealizador/projetista). O custo da viagem seria de R$ 65,00, porém com pedido de auxílio à SAE, pode-se cobrir despesas da vinda do arquiteto.

O 7º DAFATUR -Trilha Niemeyer é uma proposta que fora colocada em fevereiro, deixando sua aprovação para depois das eleições. O roteiro inclui mais de 20 obras de Niemeyer. A data seria 1º a 11 de Agosto. Cecília colocou a provável dificuldade que poderá ser enfrentada devido à realização da viagem na primeira semana de aula, onde teremos aula inaugural do TFG e Trote dos Bixos. A proposta de preço para pagar essa viagem seria, com 38 pessoas confirmadas, em R$ 750,00, a serem pagos em três parcelas, nos meses de maio, junho e julho. A divisão de lucros desta viagem colocaria 75% para Cecília Esteve e 25% para o DAFA, ficando o comprometimento dela em passar seus conhecimentos e contatos para que o DAFA pudesse organizar esse tipo de evento posteriormente. Em fevereiro havia sido combinado que Eduardo Zdanowicz e Luísa Vargas seriam as pessoas que acompanhariam Cecília na organização do evento. A proposta foi aprovada pelos presentes.

  1. 6.      CONGRESSO DA UNE:

O DCE está formando uma chapa de delegados para a UNE. A inscrição da chapa será realizada amanhã, na quarta-feira, dia 20 de abril, até as 19h.

O ponto de pauta foi colocado para decidir acerca da necessidade de colocação de delegados representando o diretório, ou mesmo somente os alunos. Lucas deu um breve relato sobre a situação, e solicitou a permissão do DAFA para representar a entidade. Eduardo Schmidt colocou seu interesse em participar, caso Lucas não fosse, ou como suplente do mesmo, dando ênfase à importância do evento. Ficou deliberado que Lucas se inscreveria como titular e Eduardo como suplente. Eles não estariam, a princípio, indo ao evento como votos de representação exclusivos do DAFA, mas sim, votos de representação geral dos estudantes.

Os pontos de pauta acerca da Pesquisa com os Alunos, representação discente em geral e Quinta Cultural – Oásis foram passados para a reunião seguinte.


O Rafael Puig solicita a colocação, como ponto de pauta da reunião posterior, o Fórum do DAFA.


Às Treze horas e cinqüenta minutos deu-se por encerrada a reunião.



ATA da Reunião 12 de Abril de 2011

ATA da reunião 05 de Abril de 2011

ATA da Reunião 29 de Março de 2011

ATAS 2010 publicadas

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Uma resposta para “Reuniões

  1. Em resposta ao relato de que a COMGRAD vem tendo reuniaoes informais repito o que já esclareci em e-mail endereçado a representante discente: quando não há quorum não podemos considerar a reuniao como oficial. Como os presentes consideram importante continuar conversando sobre o Projeto Pedagogico e outros assuntos relevantes para a COMGRAD é normal ( e assim continuará sendo) que os presentes troquem ideias sobre estes assuntos. Respeitando o carater institucional da COMGRAD , nehuma deliberação jamais foi tomada em reunioes sem o quorum minimo.

    Quanto a manifestação da Profa. Silvia Morel , a quem solicitei que me susbtituisse na recepção aos calouros esclareço que:

    1. O sistema de tutoria deve ser implantado o mais breve quanto possivel para facilitar a interlocução do estudante com a instituição. O Coordenador da COMGRAD vem recebendo esta atribuição como tutor de todos os discentes. Dado que o papel de tutor envolve o conhecimento direto do estudante pelo docente, comentamos na reunião (sem quorum) da COMGRAD do dia 22 de julho que esta atribuição deveria merecer o respeito institucional através da designação de tutores que tenham efetivamente a capacidade de ajudar o aluno em diversas situações durante o percurso academico . Assim é intenção da COMGRAD designar para os ingressantes neste semestre um professor por aluno. Este professor designado irá acompanhar o aluno até o final do curso. O aluno poderá trocar de tutor mediante demanda de uma das partes. Na próxima reunião da COMGRAD esta idéia será levada para decisão e implementada, caso seja aprovada, logo a seguir.

    Quanto a suposta manifestação da Profa. Silvia de que o Departamento estaria organizando um novo curriculo, parece mais um mal entendido : a Profa. Silvia sabe que as deliberações curriculares são de responsabilidade da COMGRAD. O que ela deve ter relatado é que durante o ” passeio” de avaliação das diferentes disciplinas do Departamento de Arquitetura foram ventiladas varias sugestoes de alteração curricular que serão, esperamos, trazidas pela chefia do ARQ para a COMGRAD afim de que façam parte das discussões da 1a. audiencia.
    Ao contrario do que a representante discente Cecilia Esteve relatou ao DAFA, a COMGRAD está bastante proxima da síntese de encaminhamento das principais propostas relativas ao Projeto Pedagógico.
    É pena que estas criticas feitas através da representante discente do DAFA não sejam feitas nas reunioes da COMGRAD quando a representante participa . Sua atuação nas reuniões tem se restringido, infelizmente, praticamente a somente a ouvir e tomar notas. Gostariamos que a participação discente fosse mais ativa e desafiadora. A passividade demonstrada pela representante discente nas reuniões da COMGRAD não é representativa dos estudantes desta faculdade, com histórica tradição de contestação e luta por melhores condições de ensino e aprendizagem.

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